Pular para o conteúdo

Segunda etapa da Caravana Pro Paz entra na reta final

Com mais de 176 mil atendimentos na área da saúde e depois de percorrer quase 23 municípios, chega à reta final a segunda etapa da Caravana Pro Paz deste ano. A partir desta quarta-feira, 4, a Caravana começa o atendimento em Oriximiná, um dos últimos municípios a serem visitados. Em seguida ela segue para Terra Santa, Faro, Juruti e encerra em Óbidos no dia 22 de dezembro.

A Caravana Pro Paz reúne 200 servidores e leva, com o auxílio do ferry boat do projeto, serviços de saúde e cidadania a diversos municípios paraenses. No barco estão concentrados todos os serviços de saúde do projeto, que oferta atendimento médico em diversas especialidades, além de exames e distribuição de medicamentos. Para ser atendido, o usuário precisa apenas apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim que chega ao local onde o barco está ancorado, o usuário passa por duas etapas, antes de ser encaminhado aos consultórios médicos. A primeira delas é a pré-triagem, onde são conferidos peso, altura, pressão arterial e taxa de glicose. Nesta etapa, o paciente também recebe uma pulseira, indicando em qual das especialidades ofertadas na Caravana será o seu atendimento: ginecologia, reumatologia, neurologia, clínica médica, dermatologia, urologia, cardiologia ou pediatria.

Logo em seguida, o usuário é encaminhado para a triagem, onde é feito um cadastro. Nesta etapa é emitido um cartão do Pro Paz para que, na sua próxima passagem pelo programa, os profissionais já tenham um arquivo com a vida clínica e a evolução do paciente. Esse novo cartão também passa a ser uma alternativa para o cidadão, já que ele pode ser apresentado em qualquer unidade da rede pública de saúde, porque nele consta a sua inscrição no SUS.

Investimentos – Na semana passada, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conheceu de perto o trabalho desenvolvido pela Caravana no município de Santarém e, na ocasião, anunciou o investimento de R$ 20,4 milhões para ampliação das ações da Caravana Pro Paz e para o projeto Olhar Brasil, que vai atuar em parceria com a Caravana Pro Paz Oftalmológica.

Números da Caravana:

Consultas médicas – 65.913

Testes rápidos – 24.898

Procedimentos de diagnósticos – 8.887

Exames laboratoriais – 18.169

Cadeiras de rodas – 885

Receitas atendidas – 24.570

Total de atendimentos saúde – 176.894

Carteiras de trabalho – 9.670

CPF – 11.429

Identidade – 17.467

Certidão de Nascimento – 8.690

Total de documentos – 47.256

Calendário:

Oriximiná – 7 de dezembro

Terra Santa – 9 de dezembro

Faro – 11 de dezembro

Juruti – 13 a 15 de dezembro

Óbidos – 17 a 20 de dezembro

Fonte: Agência Pará de Notícias

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.