Pular para o conteúdo

O trabalho da Dona Mariza

Hoje cedo, batemos um papo com a dona Mariza Nogueira, assistente social da Sespa, que veio de Belém nos ajudar em mais uma viagem de cidadania pelo Baixo Amazonas. Na Caravana Pro Paz, ela reveza com outros profissionais a gratificante tarefa de distribuir cadeiras de rodas a quem precisa e está nessa jornada com a gente desde Monte Alegre.

Navegando pelos rios do Pará pela segunda vez, ela nos conta que a quantidade de cadeiras de rodas distribuídas varia de cidade para cidade e que a baixa renda é o principal critério nessa distribuição. “Aqui em Oriximiná, os índios também estão sendo beneficiados, apesar da dificuldade de acesso que alguns deles enfrentam”, ressalta.

Mariza diz ainda que “a Caravana Pro Paz é importante garantia da cidadania, porque ela perpassa pela documentação, saúde, órtese e prótese, oferecendo um serviço completo, que para muitas pessoas teria um custo altíssimo”. Quando indagada sobre o que muda na vida do profissional que embarca numa jornada como essa, a assistente social nos confessou emocionada que “executar esse trabalho nos torna mais humanos, porque ver de perto a alegria das pessoas sofridas e mutiladas que recebem uma cadeira de rodas, através do choro e riso de gratidão, faz cada um de nós perceber o quanto vale a pena servir o outro”.

A prova disso é a felicidade da Bernardina dos Santos, a oriximinaense de 52 anos, que depende de cadeira de rodas desde os 7 anos de idade e soube, por acaso, na fila da emissão de documentos do Pro Paz, que tinha direito a receber uma cadeira novinha. Após tirar uma foto para o nosso diário de bordo, a gente agradeceu pela entrevista, enquanto, com o sorriso largo, ela dizia: “essa cadeira vai melhorar muito a minha locomoção e a minha vida. Eu tô muito feliz”.

É o encontro de mulheres como a Dona Mariza e a dona Bernardina que faz nosso trabalho valer a pena. Ver que a satisfação de uma em servir se completa com a felicidade da outra em ser beneficiada, é mais um dos motivos que nos faz trabalhar emocionado diariamente.

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.