Pular para o conteúdo

Juruti recebe ações de saúde e cidadania da Caravana Pro Paz

O município de Juruti, no oeste paraense, recebe a partir desta sexta-feira, 13, os serviços de saúde e cidadania ofertados pela Caravana Pro Paz. A equipe da caravana chegou à cidade na manhã desta quinta-feira, 12, e já começou a organizar a estrutura do atendimento. “Nós vamos ficar no município durante três dias e esperamos atender um grande público. Até o momento, em todos os lugares por onde a caravana tem passado, a resposta tem sido muito positiva e a população tem atendido ao nosso chamado”, afirmou Anderson de Deus, coordenador da caravana em Juruti.

O ferry boat do projeto, onde estão instalados os consultórios, será ancorado no porto municipal. Serão ofertados serviços de atendimento médico, exames e distribuição de medicamentos, incluindo oito especialidades médicas: ginecologia, reumatologia, neurologia, clínica médica, dermatologia, urologia, cardiologia e pediatria. Os usuários da caravana ainda terão acesso a exames como ultrassom (obstétrica, pélvica, de abdômen total, de mama, de próstata e com doppler); preventivo do câncer de colo do útero; testes de HIV, hepatites e sífilis; PSA; pressão arterial; glicemia; peso e altura. Para ser atendido, é necessário que o usuário apenas apresente seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

As ações de cidadania serão ofertadas em uma escola estadual da cidade. “Vamos nos reunir com a prefeitura do município para definir o local em que os serviços de cidadania serão ofertados. Em todas as cidades contamos com o apoio das prefeituras e isso tem sido muito bom. É uma troca de experiência, de informação e de aprendizagem”, ressaltou o coordenador.

Nesta segunda etapa da caravana foram realizados mais de 170 mil atendimentos em 20 municípios do Baixo Amazonas. Depois de Juruti, o projeto segue para Óbidos – no período de 17 a 20 de dezembro – e no dia 21, se houver condições de navegação, a caravana encerrará o atendimento em Curuá.

Números da Caravana (atualizados até o município de Santarém):

Consultas médicas – 65.913
Testes rápidos – 24.898
Procedimentos de diagnósticos – 8.887
Exames laboratoriais – 18.169
Cadeiras de rodas – 885
Receitas atendidas – 24.570

Total de atendimentos saúde – 176.894

Carteiras de trabalho – 9.670
CPF – 11.429
Identidade – 17.467
Certidão de Nascimento – 8.690

Total de documentos – 47.256

Fonte: Agência Pará de Notícias

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.