Pular para o conteúdo

Cidadão em Foco | Os Wai-Wai

Já estamos há 2 meses viajando pelo Baixo Amazonas, lidando e entrevistando cidadãos de diversos vilarejos, aldeias, cidades, linguajares e costumes. E mesmo assim, a gente ainda se depara com situações inusitadas que nos despertam a curiosidade e renovam nossa vontade de conhecer o que não está tão próximo da nossa realidade.

Em Oriximiná não tem sido diferente! Desde segunda-feira (02) ancorados na cidade, já pudemos notar que por aqui existe um número bem grande de índios, que mesmo com a dificuldade da língua, não deixam de fazer seu papel de cidadão de modo algum.

Entre um atendimento e outro, entrevistamos a Tatiana e o Marcelo, dois legítimos wai-wai – etnia indígena de grande representatividade nessa região -, que viajaram mais de 2 dias para emitir suas carteiras de identidade e CPF durante a ação na escola Laura Wanderley Diniz.

Os dois são irmãos, ele tem 16 e ela 13, e chegaram em Oriximiná de barco, com mais 50 índios, dispostos a regularizarem suas situações. Mesmo sem falar português fluentemente, em uma conversa rápida, Tatiana e Marcelo esboçaram a satisfação pelos documentos novinhos em folha. O seu Marciano Alberto que é pai deles, foi quem intermediou todo o papo e nos contou que a caravana foi importantíssima para o exercício de cidadania dos seus dois filhos.

 

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.