Pular para o conteúdo

Caravana Pro Paz encerra atendimentos em Oriximiná

A Caravana Pro Paz encerrou neste sábado, 7, o atendimento de saúde e cidadania em Oriximiná, região do Baixo Amazonas. A ação itinerante, que chegou no dia 4 de dezembro ao município, levou serviços de emissão de documentos, orientação jurídica e especialidades médicas à população mais carente e que tem dificuldades de acesso a esse tipo de atendimento. Segundo a coordenação da Caravana Pro Paz, desde o primeiro dia a população de Oriximiná compareceu em grande número ao ferry boat do Pro Paz em busca de atendimento na área da saúde.

É o caso de Maria de Nazaré, 57 anos, que chegou cedo ao ferry boat para conseguir uma nova cadeira de rodas. Devido à dificuldade de locomoção, Maria não tinha condições de sair de casa, sempre dependendo de táxi para se deslocar. Agora, com a nova cadeira de rodas, ela faz planos de passear sem a necessidade de um carro. “Com essa cadeira de rodas, já posso visitar os meus amigos sem depender dos outros. Como passei muito tempo sem essa ajuda, eu tinha que chamar um táxi para sair, o que custava muito dinheiro. Hoje não, posso sair para onde quiser”, comemora Maria.

A Caravana Pro Paz também oferece especialidades médicas para a população, como consultas nas áreas de Clínica Geral, Cardiologia, Urologia e Ginecologia. O agricultor Serafim Tavares, 45 anos, aproveitou o a presença do Pro Paz no município e fez três consultas médicas. Ele elogiou o atendimento feito pela equipe de médicos e a pouca espera entre uma consulta e outra. “Fui atendido por três médicos – um clínico geral, um cardiologista e o ultimo para exame de próstata – e em todos eu fui muito bem atendido. Eles nos escutam e orientam, graças a Deus pudemos contar com esse tipo de serviço aqui na cidade”, disse.

Além de atendimento de saúde, a Caravana Pro Paz também garante à população a emissão de documentos como carteiras e identidade e de trabalho, CPFs e certidões de nascimento, além de contar com atendimento jurídico. Segundo o coordenador da ação, Antônio Paiva, o saldo de atendimento pode ser considerado positivo. “Tivemos uma grande procura por documentos aqui em Oriximiná, mesmo assim conseguimos atender todas as solicitações e tudo seguiu tranquilo até o último dia. Muitas pessoas saíram até com mais de um documento de identificação”, declarou.

Oriximiná foi o 14º município atendido pela Caravana Pro Paz. O próximo destino na região do Baixo Amazonas será Terra Santa, na próxima segunda-feira, 9. A Caravana vai passar ainda pelos municípios de Faro, Juruti e Óbidos.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.