Pular para o conteúdo

Caravana Pro Paz inicia atendimento em Terra Santa

A Caravana Pro Paz iniciou, nesta segunda-feira, 9, o atendimento de saúde e cidadania no município de Terra Santa, região do Baixo Amazonas. Com população estimada em pouco mais de 17 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é o 16° destino desta etapa do projeto, que começou no mês de outubro. A ação itinerante, que será realizada durante todo o dia, oferta serviços de emissão de documentos, orientação jurídica e especialidades médicas à população mais carente.

No próprio ferry boat do projeto, onde estão instalados os consultórios, estão sendo ofertados serviços de atendimento médico, exames e distribuição de medicamentos. Oito especialidades médicas estão sendo ofertadas: ginecologia, reumatologia, neurologia, clínica médica, dermatologia, urologia, cardiologia e pediatria. Os usuários da caravana ainda têm acesso a exames como ultrassom (obstétrica, pélvica, de abdômen total, de mama, de próstata e com doppler); preventivo do câncer de colo do útero; testes de HIV, hepatites e sífilis; PSA; pressão arterial; glicemia; peso e altura. Para ser atendido, é necessário que o usuário apenas apresente seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na área da cidadania estão sendo ofertados os serviços de documentação e atendimento jurídico. Através do projeto, a população está tendo acesso à emissão da primeira e da segunda via das carteiras de identidade e de trabalho, da certidão de nascimento e do cadastro de pessoa física (CPF), tudo gratuitamente. Entre os principais procedimentos jurídicos ofertados estão a retificação de certidão de nascimento, a solicitação da certidão extemporânea e o reconhecimento de paternidade.

O próximo destino na região do Baixo Amazonas será o município de Faro, na quarta-feira, 11. A Caravana vai passar ainda pelos municípios Juruti e Óbidos, onde encerrará a etapa do Baixo Amazonas.

Fonte: Agência Pará de Notícias

 

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.