Pular para o conteúdo

Caravana Pro Paz faz mais de 5 mil atendimentos em Santarém

Em 4 dias de atendimento, os números da Caravana Pro Paz no município de Santarém, no oeste do Pará, são bastante expressivos. Foram feitos, até a manhã deste sábado (30), 5.445 atendimentos em saúde, dos quais 2.156 consultas, 396 testes rápidos, 154 exames de próstata, 136 exames de coloscopia, 120 ultrassonografias,  200 eletrocardiogramas, 501 exames laboratoriais, 948 testes de glicemia, 1.544 medições de pressão arterial e 679 receitas atendidas – além de 156 cadeiras de rodas entregues.

“A população de Santarém atendeu o chamado da caravana, e todos os dias temos tido uma média de mais de mil atendimentos. Estamos muito satisfeitos com esse resultado”, disse a gerente da Caravana Pro Paz, Cláudia Vinagre. Além da caravana fluvial do Pro Paz, o município recebe, desde o último dia 27, as ações da Caravana Oftalmológica e do Pro Paz Cidadania.

Ancorado no trapiche da cidade, o ferry boat do projeto garante atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, ginecologia, pediatria, cardiologia, urologia, dermatologia, neurologia e reumatologia. As carretas da Caravana Oftalmológica, estacionadas na orla de Santarém, são usadas para as cirurgias de catarata e consultas. Moradores de Santarém e municípios próximos também podem garantir a emissão de documentos diversos na Estação Cidadania, localizada na Avenida Rui Barbosa.

Os números das outras duas caravanas também demonstram a grande participação da população de Santarém em todos os projetos. A Caravana Oftalmológica, por exemplo, já fez 1.948 consultas e 486 cirurgias de catarata. Já os serviços do Pro Paz Cidadania garantiram a emissão de 211 carteiras de trabalho, 214 CPFs, 496 carteiras de identidade, 119 certidões de nascimento e 102 atendimentos jurídicos.

Oportunidade – A aposentada Irene Simões, 83 anos, tem ido todos os dias atrás das ações das caravanas. “Fiz a cirurgia de catarata, consegui uma cadeira de rodas, me consultei com neurologista e ainda vou tirar a segunda via da minha certidão de nascimento. Nunca imaginei que ia conseguir resolver tudo isso em tão pouco tempo. Esta ação está de parabéns”, afirmou.

A professora Gracilene da Silva também saiu satisfeita com o atendimento da caravana. “Consegui uma consulta para minha filha com um médico pediatra, coisa que tentava há muito tempo, mas o melhor foi receber remédios de graça. Depois de consultar a minha filha, o médico receitou alguns remédios, e peguei todos de graça aqui na farmácia do Pro Paz. Só o fato de não ter que gastar com remédio já é um alivio muito grande”, ressaltou.

Somente nesta segunda etapa da Caravana Pro Paz, que já percorreu 23 municípios paraenses desde o dia 14 de outubro, mais de 39 mil pessoas foram atendidas, com 60 mil consultas feitas. Os números mostram ainda que foram feitos, no período, 24 mil testes rápidos, 7,2 mil procedimentos ambulatoriais, 3,4 mil exames preventivos de colo de útero e 1,5 mil exames de próstata, com 21,5 mil receitas atendidas e 740 cadeiras de rodas entregues. A ação itinerante prossegue até 22 de dezembro.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.