Pular para o conteúdo

Caravana Pro Paz Cidadania atende a população de Santarém

Sofhia Kelen Dolzanis Tavares foi uma das beneficiadas pelos serviços da Caravana Pro Paz Cidadania em Santarém, no Baixo Amazonas. Com apenas dois meses de nascida, ela ganhou a certidão de nascimento dos pais, Zacarias Tavares Neto, 34 anos, e Fabiana Silva Dolzanis, 28, que viram no mutirão uma oportunidade para registrar a filha. Eles chegaram cedo ao prédio da Estação Cidadania, onde está montada a estrutura da caravana.

O casal, que mora no bairro Santíssimo, elogiou a a celeridade do serviço. “Além, é claro, da gratuidade, que conta muito. O serviço está de parabéns, porque foi rápido e sem burocracia, como às vezes é em cartórios ou outros órgãos. A gente conseguiu tirar a certidão da Sofhia em 20 minutos, e já vamos voltar”, disse Zacarias Neto. “Rápido assim, a gente volta para casa e ainda consegue fazer muita coisa. Avalio de forma positiva os serviços “, completou Fabiana Dolzanis.

A emissão das certidões de nascimento e solicitação de segunda via são coordenadas por uma equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). A coordenadora dos serviços, Rosa Helena Azevedo, explica que as ações também fazem parte da política do governo estadual de combate ao sub-registro. O serviço tem o suporte de cartórios de Santarém, Alter do Chão, Mojuí dos Campos, Vila Curuaí, Alenquer e Belterra. “A documentação civil possibilita a inclusão do cidadão em diversos serviços, além de facilitar sua vida “, explicou.

Quem também gostou do atendimento da caravana foi Gercina Pires Corrêa, 77 anos, do bairro Conquista. Ela comemorou a retirada da segunda via da carteira de identidade. “Foi rápido. A primeira via da identidade já estava muito estragada. Fiquei sabendo pela televisão do serviço e vim atrás. Felizmente consegui”, disse ela, que estava acompanhada da filha.

A segunda via do RG também foi o documento procurado por Irlei Kelen de Almeida Lemos, 24 anos. “Vim tirar outra identidade porque a primeira via tem mais de dez anos, e estou muito feia na foto”, justificou. A Caravana Pro Paz Cidadania continua neste sábado (30)  em Santarém. Em 2012, quando a cidade recebeu o mutirão pela primeira vez, formam feitos 72.902 atendimentos.

Fonte: Agência Pará de Notícias

 

 

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.