Pular para o conteúdo

Caravana Pro Paz atende população de Tucumã nesta sexta-feira

A Caravana Pro Paz Cidadania, que oferta serviços de documentação e atendimento jurídico, iniciou nesta sexta-feira, 12, por volta das 7 horas, os trabalhos em Tucumã, município do sudeste paraense. Durante todo o dia, a população poderá retirar, gratuitamente, primeiras e segundas vias das carteiras de identidade e de trabalho, da certidão de nascimento e do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de poder efetuar procedimentos jurídicos, como a retificação de documentos.

Os serviços estão concentrados na Escola Estadual Geraldo Ângelo Pereira, que recentemente passou por uma reforma completa, assegurada por meio do programa Mais Saber, do Governo do Estado. Cerca de R$ 600 mil foram aplicados na melhoria do estabelecimento de ensino, que atende mais de mil alunos do Ensino Médio. Uma das primeiras a chegar ao local foi a aposentada Antônia dos Santos, de 64 anos, que retirou a segunda via da carteira de identidade. “A antiga molhou e eu não tinha como pagar para tirar outra”, alegou.

Acompanhada pelo filho, o ajudante de pedreiro Ednaldo Sousa Santos, 33, a aposentada precisou do auxílio da equipe da caravana para realizar os procedimentos de retirada do documento. Após um derrame, Antônia ficou com os movimentos de parte do corpo comprometidos, o que dificulta o seu deslocamento. “Tinha algum tempo que eu andava com ela para ver se conseguia tirar a identidade, e nunca dava, mas graças a Deus conseguimos de primeira aqui”, contou Ednaldo, que também aproveitou para tirar a sua carteira de trabalho.

Com 25 anos de emancipação política, completados no último mês de maio, Tucumã conta com uma população de aproximadamente 40 mil habitantes. O municípío se destaca pela cacauicultura. Segundo o prefeito Adelar Pelegrini, Tucumã é o segundo maior produtor da fruta no Pará, com mais de mil produtores trabalhando diretamente nessa cultura em uma área de 6.493 mil hectares. A estimativa para a safra deste ano é de mais quatro mil toneladas.

Outro destaque do município é a pecuária de corte e leiteira. Atualmente, Tucumã dispõe de dois frigoríficos e dois laticínios e vem intensificando, gradativamente, a produção de leite. A expectativa da administração municipal e dos organismos que atuam no fomento ao setor agrícola do Estado, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural o Pará (Emater) e a Secretaria de Agricultura (Sagri), é expandir a bacia leiteira da região, que tem potencial para ser a maior do Pará.

Para o prefeito Adelar Pelegrini, a presença da Caravana Pro Paz no município, que enfrentava dificuldades para atender a demanda da população no que diz respeito à identificação social, foi de grande valia. “Recentemente tivemos um problema com o suprimento do material para produzir os documentos de identidade e passamos um bom tempo sem poder emitir nada. A dificuldade é grande, mas graças a Deus essa situação já foi contornada. Tenho certeza que com essa ação do Pro Paz, junto com os serviços de identificação daqui do município, que está normalizado, nós vamos conseguir sanar essa demanda”, avaliou. No domingo, 14, a Caravana Pro Paz chega à Ourilândia do Norte, município vizinho de Tucumã.

 

Fonte: Agência Pará de Notícias

Compartilhe nossos artigos

Posts Relacionados

Comentários

Sem comentários.

Trackbacks

Sem trackbacks.